Dia Internacional do Idoso celebrado na Misericórdia de Chaves
No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso que se assinala no primeiro dia de outubro, a Santa Casa da Misericórdia de Chaves promoveu a efeméride através de um programa que se estendeu a todas as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) da instituição.
Reconhecendo a importância de valorizar e homenagear a sabedoria e experiência daqueles que com as suas histórias de vida, exemplos de sacrifício e resiliência continuam a ser uma fonte de inspiração, a Santa Casa da Misericórdia de Chaves proporcionou um programa comemorativo, dinamizado pela equipa de animação sociocultural que incluiu momentos de oração e atividades lúdicas que culminaram com a partilha de um lanche convívio.
A celebração da eucaristia lembrou em forma de agradecimento cuidadores, colaboradores e responsáveis que diariamente servem uma população maioritariamente constituída por pessoas com mais de 65 anos. Foram igualmente lembrados os utentes que já passaram pela instituição.
Na componente lúdica do programa a instituição contou ainda com a participação das atuações da Tuna da Universidade Sénior Rotary Club de Chaves que animou a tarde no Lar Nossa Senhora da Misericórdia – Casas dos Montes e do Grupo Concertinas do Monumento que também levou muito baile ao Lar de Santa Isabel, em Vilar de Nantes.
Apoio institucional chega a mais de quatro centenas de utentes
“Proporcionar a satisfação das necessidades de lazer e de quebra de rotinas essenciais ao equilíbrio e bem-estar físico, psicológico e social dos utentes”, são para a equipa de animação sociocultural da Misericórdia de Chaves fatores essenciais a ter em conta quando se trata de pessoas idosas, que “guardam, sobretudo, um património de saberes e vivências, do qual somos ouvintes diários”, sublinharam os animadores.
A Santa Casa da Misericórdia de Chaves apoia, diariamente, mais de quatro centenas de utentes, nas suas diversas respostas sociais de apoio à população sénior e à comunidade local, de destacar: Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e cantinas sociais através do Programa de Emergência Alimentar.
Reflexão e apelo a uma sociedade mais inclusiva e protetora da dignidade do idoso
Assinalado, anualmente, a 1 de outubro, o Dia Internacional do Idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990 com o objetivo de consciencializar para a importância dos idosos na sociedade, bem como para as oportunidades e desafios do envelhecimento.
O tema deste ano é “Envelhecer com Dignidade: A importância de reforçar os sistemas de cuidados e de apoio às pessoas idosas em todo o Mundo”.
Com esta mensagem a ONU convida todos os cidadãos a refletirem sobre questões vitais que afetam os idosos e a importância de construir sistemas de cuidados de apoio que honrem a sua dignidade e a de quem deles cuida.
Sandra Gonçalves